quarta-feira, 20 de junho de 2007

Fotos que fizeram História

O velho adágio segundo o qual mil palavras não valem uma imagem ajudou a mudar o curso de conflitos bélicos e a escancarar a violência dos agressores.

Uma imagem ensina-nos muito, por vezes bem mais que as palavras.

E podem constatar isso com a apresentação que vos deixo.

Fotos que fizeram História(clica para ver)

sábado, 16 de junho de 2007

Fascismo e Nazismo

Os regimes fascistas surgiram na Alemanha e na Itália nos anos trinta e são o exemplo mais elaborado dos regimes totalitários capitalistas.

Totalitário, porque nestes regimes o exercício do poder político não resultou de eleições livres e a oposição é interdita; capitalista, porque ocorrem em sociedades cuja estrutura económica se fundamenta na propriedade privada dos meios de produção.

Deixo-vos em título de curiosidade, e também muito interessante, o trabalho de um aluno, Gonçalo Gonçalves, de uma escola, Escola Básica 2,3 de Colos(Odemira):

História do Nazismo e do Fascismo

E deixo-vos a seguinte Webquest, realizado por dois brasileiros, sobre o Fascismo(clicar)

Fonte: Notapositiva.com 16-06-07

sábado, 9 de junho de 2007

O estudo do Barroco

Barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido durante os séculos XVI e XVII (Europa) e XVII e XVIII (América), inspirado no fervor religioso e na passionalidade.

O termo Barroco advém da palavra portuguesa homónima que significa "pérola imperfeita", ou por extensão jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana.

Embora tenha o Barroco assumido diversas características ao longo de sua história, seu surgimento está intimamente ligado à Contra-Reforma. A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja converte-se numa espécie de espaço cênico, num teatro sacrum onde são encenados os dramas.

O Barroco é o estilo da Reforma católica também denominada de Contra-Reforma. Arquitetura, escultura, pintura, todas as belas artes, serviam de expressão ao Barroco nos territórios onde ele floresceu: a Espanha, a Itália, Portugal, os países católicos do centro da Europa e a América Latina.

Para saber mais podes clicar nos seguintes links:

Barroco Português»

Textos teóricos sobre o Barroco

Arquitectura do Barroco

Escultura do barroco

Pintura do barroco

Barroco em Portugal(Várias rotas)

Barroco Europeu

Arte Barroca

Um olhar sobre a vida e obra de Padre António Vieira

António Vieira ou Antônio Vieira (Lisboa, 6 de fevereiro de 1608Bahia, 17 de junho de 1697) foi um religioso, escritor e orador português da Companhia de Jesus.


Um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu infatigavelmente os direitos humanos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização. Era por eles chamado de "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi-guarani).

António Vieira defendeu também os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e a abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.

Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no barroco brasileiro e as universidades frequentemente exigem sua leitura.

Fonte: Wikipedia

terça-feira, 5 de junho de 2007

O Iluminismo

O Iluminismo, como movimento que foi, surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média.

Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.

Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.

A apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Século das Luzes

Uma forma diferente de saber o que foi o Iluminismo, através do seguinte video:

domingo, 3 de junho de 2007

Artigo: "Para que serve a História?", de Ricardo Costa

Convido-vos a ler o seguinte artigo de Ricardo Costa, Historiador, sobre o Gosto da História e para que serve.

A História, suas teorias e seus métodos, dividem os historiadores, e muito. Basicamente, sete perguntas, ou melhor, sete respostas para sete perguntas criam esse impasse.
As perguntas são essas:

1) Que assuntos a História deve tratar?
2) A História deve colocar o acento na continuidade ou nas rupturas?
3) A História deve se preocupar mais com os indivíduos que possuem poder e autoridade ou com o conjunto da população?
4) A História é uma projeção de preocupações ideológicas atuais no passado ou um conhecimento através de documentos?
5) A História é uma forma literária, uma narrativa ou uma ciência que estabelece, descreve e explica?
6) Quais as relações da História com as outras disciplinas? Ela deve ser interdisciplinar?
7) A História deve limitar-se à cultura, à política e à economia ou incluir e englobar todos os aspectos da vida humana, como a alimentação, o ambiente, o clima, o vestuário? (LE GOFF, 1994: 164-165).

Podem ver as respostas e o artigo na integra, no seguinte link:

Para que serve a História? Para nada....