domingo, 8 de julho de 2007

Recordar os «Bravos da Memória» na Praia da Memória

Assinalar os 175 anos do desembarque dos «Bravos na Memória» na Praia da Memória foi o principal objectivo de um conjunto de reconstituições históricas que a câmara municipal promoveu, este fim-de-semana, em vários pontos do concelho.


Recordar o papel dos «Bravos da Memória» na história de Portugal é o objectivo de um conjunto de eventos que a câmara municipal promoveu este fim-de-semana.

As iniciativas, que visaram assinalar os 175 anos do desembarque na actual Praia da Memória, iniciaram-se, no entanto, com uma conferência subordinada ao tema «Corcundas e malhados em Matosinhos – do desembarque de D. Pedro IV ao cerco do Porto».

O vereador da Cultura, Fernando Rocha, reconheceu a necessidade de dar a esta efeméride uma particular atenção e recordou o facto de, nesta zona, a autarquia ter apostado num projecto de protecção ambiental, através da criação do Parque das Dunas da Memória.

A reconstituição histórica do desembarque na Praia da Memória iniciou-se, na sexta-feira, dia 6, com um cortejo que se inicia nos Paços do Concelho e que seguirá depois para Largo do Ribeirinho, onde será recriado o enforcamento do liberal Brito e Cunha e de outros mártires da liberdade.

A Praia da Memória será o centro das actividades previstas para o dia seguinte. Neste espaço será recordado o desembarque de D. Pedro IV e do seu exército, bem como os combates e marchas populares. Neste local será ainda evocada a colocação da primeira pedra do obelisco pela rainha D. Maria, dois anos depois. A reconstituição termina a 8 de Julho com a recriação do acampamento militar do exército libertador e uma feira à maneira do século XIX.

Estas iniciativas terão lugar no Largo do Souto, em Custóias.

Fonte: Primeiro de Janeiro